quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lumiar e polenguinho 2.4

Voltemos a Lumiar e a pousada do Klein. Acho que a cidade não estava tão cheia porque urbanos, mais espertos do que nós, confiaram nos palpites meteorológicos (naquele tempo, mais do que hoje, uma loteria). A meteorologia previa uma Semana Santa chuvosa. Mas um solzinho, ainda que tímido, na manhã de quinta (chegáramos quarta à noite), nos encheu de esperança. Fomos todos para uma cachoeira a pé -- não era muito distante da pousada -- depois de tomarmos o café da manhã. Afinal, quando se é jovem há uma ânsia de tudo aproveitar, e entre nós o que não faltava era ansiedade por um mergulho na gélida poça feita pela cascata. Mas bastou chegarmos ao poção para cair um dilúvio. Até dava para ficar, não fosse o frio cavernoso que fazia. Era de se esperar que a chuva gelada tornasse quentes as águas vindas do Véu de Noiva (acabei de batizar, toda cidade turística tem uma cachoeira com este nome). Qual o quê! Era glacial o frio fora ou dentro d’água.

Assim não restou outra saída senão batermos em retirada o mais depressa possível. Aurélio corria como um louco na frente de todos. Voltara pilotando o Passat, resgatando todo mundo daquele aguaceiro. Numa primeira levou Mônica, Claudia, Calmon e André mais as irmãs Denise – era diagramadora de um jornal de cinema no qual a Claudia trabalhara antes de ir para o Globo -- e Simone, outro subgrupo.
A Denise conhecia algumas pessoas desse Dream Team – ou Nightmare Team, mais apropriado - mas a irmã só conhecia, e mesmo assim, mal, a Claudia. As duas eram bem tímidas e quietinhas.

Na segunda leva, Aurélio recolheu quem ainda estava debaixo d’água: eu, Luciana, Alexandre e Isabella. Os três já tinham estudado com a Claudia. Alex fizera o 2º ano do Segundo Grau (hoje ensino médio) e o cursinho pré-vestibular com ela no extinto Colégio Impacto, na Rua Xavier da Silveira, onde hoje funciona um apart-hotel. Luciana e Isabella estudaram Comunicação com Claudia. Lu optou por publicidade e abandonou o curso. Já Bella concluiu jornalismo com minha mulher, mas optou pela pesquisa, enquanto Claudia se rendeu ao jornalismo, primeiro o impresso, depois o televisivo e atualmente o on-line.
Lu é uma das pessoas mais agradáveis que eu conheço, dona de um humor ágil e inteligentíssimo. É madrinha do Caio, meu filho mais novo, e botafoguense de carteirinha como nós, aqui em casa. Meus filhos são fascinados por ela. É uma genial contadora de história. Acho que ela e o Zamba, vulgo Gilberto, irmão do André, estão comendo mosca. Dariam dois ótimos comediantes – e é muito mais difícil arrancar uma gargalhada do que uma lágrima.

Já Isabella era diabólica – no passado mesmo, porque agora, deu uma acalmada. Viajar com a Bella significava disposição para aturar toda sorte de avarias no percurso da civilidade. Acordar untado de pasta de dente ou andar um longo trecho com um pedregulho imenso na bolsa eram sinônimos de que Bella estava por perto. Poderia listar uma infinidade de qualidades de Isabella, mas o objetivo desse texto é acentuar seu lado Loira Má. É madrinha de consagração do João.

O terceiro vértice deste triângulo de amigos é o Alexandre, marido da Ciça, mas que na época nem imaginava que se tornaria Alexandre Mendes. Apresentado ao grupo da Eco pela Claudia, foi imediatamente aceito e passou ser um comunicólogo desde criancinha. Alex é a tranqüilidade em pessoa. Nunca vi o cara puto, nunca. E dá papo para todo mundo, até pros chatos. Se ele tem ansiedade – um dos grandes males contemporâneos – não demonstra; tira de letra todo e qualquer embaraço. É padrinho do Caio e conhecido lá em casa como “Tio Pangaré”.

Pois Bella e Alex foram os últimos a serem resgatados por Aurélio. Como não havia o que fazer – não tinha onde se proteger da chuva – vinham ensopados debaixo de uma toalha, tiritando de frio. Não preciso me estender ao dizer que o carro do Aurélio ficou um melê com barro até o teto. E o toró que caía era gélido e assim ficou o clima o resto do dia.

De volta à estalagem do Pônei Cansado (como era mesmo o nome do lugar onde os hobbits de “O senhor dos anéis” encontram pela primeira vez Aragorn (Viggo Mortensen) e por ele são salvos de serem mortos? Pois o Klein era a cara e a careca, mais a careca, do Gólum) tomamos banho quente – morno ou gelado mesmo, conforme reza a Lu. E como não tínhamos como sair com aquele pé d’água, ficamos no Klein, cuja diária só incluía café da manhã, traçando uns biscoitinhos muito dos muquiranas até umas quatro da tarde, quando parou de chover.

Mas continuava frio pra chuchu. Sei que fomos a um restaurante e fizemos um lunner (corruptela inventada agora para designar, em inglês, duas refeições em uma, no caso o almoço e o jantar. Num tem o brunch? Então pode ter o lunner). Sem poder usufruir das belezas naturais de Lumiar e não tendo como permanecer na pousada do Klein (a Lu me corrige e diz que a estalagem era um moquifo só), pois o silêncio era imperativo a partir das dez e meia da noite, fomos, todos, de ônibus até São Pedro da Serra, uma cidadezinha um pouco mais acima de Lumiar.

7 comentários:

  1. Noooossa! ´Mocionei com o texto, c/ a sua memória (muito melhor que a minha) e, principalmente, em saber que as crianças são fascinadas por mim. STEREIDEIDEI!!!! (fogos de artifício).
    Tá muito legal, compadre. E já q a cena dos próximos capítulos é a ida a São Pedro, não esquece de contar o q o Aurélio ensinou pra gente na volta (dentro do ônibus).
    Só uma coisa ficou de fora: o "Mocaccino" tb se amarra nim mim!
    Bêju grande, Lu

    ResponderExcluir
  2. Pow, cumpádi, do jeito que você escreveu, tô quase cantando "todo mundo erra". Mas que nada, né? Era e sou angelical, talvez com uma dose de criatividade meio hiperativa, rs rs. Em uma viagem a Saquarema, a Lu já quase aos prantos reclamou comigo que eu não tinha feito nada "contra" ela, que eu não a amava mais! Como assim?! rs rs. Daí tive que "enfeitar" com ossinhos de galinha (resto do almoço) todos os buracos de ferrugem do carro dela, a B branca sem tranca. Bjo e aceito encomendas!

    ResponderExcluir
  3. Lu e Bella

    vocccês são parte da minha vida, das minhas memórias (E MINHAS INVENÇÕES). Adorava nossas viagens, principalmente agora que eou fora,he. he. he. Vou demorar um tiquinho, mas em breve acabo de contar nossa saga.

    ResponderExcluir
  4. Ai Eros, estou adorando, mas confesso: tenho a maior inveja dessa viagem. Estava de plantão e depois fiquei na maior água na boca. O polenguinho, a vela na latinha e o termo técnico rendem até hoje...
    A vítima do pedrugulho da Bella fui eu, não nessa viagem. Foi naquela época que eu tinha feito transplante e não podia carregar peso. A loura era "barra pesada" mesmo, rêrê...
    E quando ao Alex ser calmo... há controvérsias! Têm que ver quando eu saio de casa de madrugada, levo a chave dele por engano e deixo o pobre trancado...
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Ciça

    você também faz parte da minha vida, das minhas memórias. Eu ggeneralizei quando falei da pedra na bolsa e das vítimas untadas de pasta de dente estou generalizando. ela não fez destas na viagem, mas fez outras senão piores de igual quilate. Adorei que, por iniciativa da Lu, mas com toda cumplicidade da Bella, houvesse um ossinho do capuccino entre aqueles biscoitos que parecem palitinhos, grissinis. Deu uma saudade oa, sabe como é?.
    Põ, ciça. eu não moro com o alex... Mas eu nunca presenciei uma cena descabelante, nunca.

    beijos miis..
    e ce já leu o terceiro post? este é o segundo.

    ResponderExcluir
  6. Já li sim, estou acompanhando todos e aguardando os próximos. Sou super fã do blog e alem disso amo as histórias dessa viagem.
    Não teve ninguem untado por pasta de dente não? Mas teve um tubo de pasta que sofreu um ataque, lembra?
    E o Alex é sim uma das pessoas menos ansiosas que conheço. Mas não é fácil aguentar o trio Ciça-Marina-André bagunçando a planilha dele. O pobre tem seus momentos descabelantes(dá pra ver isso pelos poucos fios que restaram...)

    ResponderExcluir
  7. posso lhe dar uma sugestão? caso não tenha lido, da uma lida em "pneu furado" e "a Glória de Edisom'". O PRIMEIRO adoRO PORQUE INVENTEI UM TRECHO, EMBORA O CErNE DA HISTóRIA SEJA REAL. E O sEGUNDO, É UMA SUCESsÃO D AvETUnRAS MUITO ENgRAÇADAS e que reproduzi de tanto ouvir. vou lhe mandar por e-mail CASO TENHA SACO, COMENTE-AS NO BLOG. mAS BASTA QUE AS LEIA. SÃO LEGAIS.BEIJOS IMENSOS

    ResponderExcluir